Projeto de Lei regulamenta a destinação das lâmpadas fluorescentes

• Publicado em: 07/11/2017
  • Assunto: Meio Ambiente

Chegará às mãos do prefeito Marcos Neves (PV) o Projeto de Lei n° 2.309/17, aprovado pela Câmara Municipal de Carapicuíba durante a Sessão Ordinária da última semana. De autoria do vereador Valdemar da Farmácia (PV), o texto dispõe sobre a destinação correta das lâmpadas de mercúrio, popularmente conhecidas como lâmpadas fluorescentes ou frias.

De acordo com o P.L., distribuidores e revendedores de lâmpadas que contenham a substância serão obrigados a receber e dar destinação adequada aos produtos. Também deverão manter programas de esclarecimentos aos consumidores sobre a importância de entregar na rede de postos de coleta as lâmpadas usadas.

“Por falta de orientação, muitos materiais contendo mercúrio são colocados nas calçadas, recolhidos pelos caminhões de lixo ou enterrados com outros tipos de detritos orgânicos. Quando chove, o mercúrio se espalha e polui toda a nossa cadeia alimentar”, alerta o vereador.

Se sancionada pelo prefeito, a propositura passa a valer como Lei a partir da data de sua publicação oficial.