Notícias e Informativos

Sessão Ordinária é marcada por homenagens ao vereador Cristovam Braga

  • Fonte: Assessoria de Imprensa
  • Publicado em: 03/05/2019
  • Assunto: Atividades da Mesa Diretora

A 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Carapicuíba, realizada nessa quinta-feira (2), foi marcada por homenagens ao vereador Cristovam Braga (PR), que faleceu no último domingo (28), após ser internado com pneumonia. Além dos atuais parlamentares, a solenidade contou ainda com a presença do pai do vereador, Cristovam Gonzalez; de familiares; do prefeito Marcos Neves (PV); e do ex-presidente da Câmara, Alexandre Bentim.

 

O primeiro a se pronunciar durante a Sessão foi o atual presidente Guto Carapicuíba (PV). Guto atribuiu a Cristovam parte de se seu êxito como candidato nas últimas eleições municipais. “Sempre contei com o apoio dele nas minhas candidaturas e, em 2015, fomos eleitos juntos para esta Casa. Era um grande companheiro, um homem realmente comprometido com a cidade de Carapicuíba”, lembrou.

 

Para o prefeito Marcos Neves, a amizade com Cristovam completava mais de 35 anos. “Eu ainda era criança quando o conheci e ele participava de todas as campanhas do meu pai. Foi um excelente fiscal na Del Rey e sempre defendeu, com unhas e dentes, cada funcionário de lá. Depois, participou das minhas campanhas também. Era alguém atento às necessidades do povo”, afirmou o prefeito, que anunciou que, em breve, escolherá um equipamento público para receber o nome de Cristovam Braga.

 

Outros depoimentos

O ex-presidente da Câmara, Alexandre Bentim, também fez questão de utilizar a tribuna para lamentar o falecimento de Cristovam. “Ele era uma pessoa muito querida. A Câmara de Carapicuíba ter um vereador que faleceu no exercício do mandato era uma marca que nunca gostaríamos de ter”, comentou.

 

Companheiro de partido de Cristovam, Irmão Jucelino (PR) se emocionou ao falar do parlamentar. “Uma vez ele me disse que eu não era um amigo, mas um verdadeiro irmão. Cristovam sempre foi fiel à sua palavra, um companheiro e amigo. Por isso, ele era alguém muito fácil de amar”, avaliou.

 

 Néia Costa (PSB) também expressou profunda tristeza pela perda do colega de Câmara. “Essa é a pior Sessão que já tivemos que fazer nesta Casa. Cristovam tinha uma história linda. Onde existia a honestidade e a correção, ele estava lá.”

 

Beserra (PV) lembrou do otimismo característico do vereador. “Não estávamos preparados para enfrentar um momento tão difícil como este. Quantas vezes passei em frente ao gabinete dele e o vi sempre sorridente e otimista atendendo a população? Ele se foi, mas faremos com que sua lembrança permaneça”.

 

Para Dr. Vong (PV), Cristovam deixou um legado construído com trabalho e dedicação. “Perdemos um grande ser humano. Homem de personalidade forte, atitudes justas e caráter inabalável”, afirmou.

 

Joel Madeireira (PROS), por sua vez, reconfortou a todos atribuindo a morte de Cristovam aos desígnios misteriosos de Deus. “O Pai o levou para perto de si porque chegou o dia dele. Para nós, ficarão as lembranças e a saudade. Eu nunca me esquecerei daquele homem que possuía um amor profundo pelo ser humano”.

 

Em pronunciamento na tribuna, Professor Ladenilson (PMB) ressaltou a preocupação que Cristovam possuía com o bem-estar dos animais e a Lei criada por ambos em parceria com a vereadora Emília Ramalho (PROS) que criou o Fundo Municipal de Defesa Animal. “Esse projeto foi uma das coisas que mais me orgulho de ter feito ao lado do Cristovam”, avaliou.

 

Visivelmente abalado, Fabinho Reis (PSD) lembrou com saudade das vezes que via o gabinete de Cristovam sempre cheio de munícipes. “A sala dele parecia fila do INSS, de tantos atendimentos que ele realizava por dia. Hoje, é muito duro passar em frente à sua porta e ver a equipe dele guardando suas coisas em caixas”, comentou.

 

“Um Cristovam trabalhador, guerreiro e respeitoso. Essa é a imagem que vou guardar no meu coração deste grande companheiro de Legislativo”, afirmou o vereador Adão (PSD).

 

Para Zé Amiguinho (PDT), a Câmara perdeu um dos maiores vereadores que já passaram por Carapicuíba. “Quantas vezes, em todos os anos em que conhecia o Cristovam, ele me deu a passagem de ônibus porque eu não tinha dinheiro nem para me locomover? Muitas vezes, o vi abrindo mão dos seus próprios sonhos para ajudar alguém. Ele se importava com os outros”, comentou.

 

A Professora Cida Lula Carlos (PT) também lamentou o falecimento de Cristovam. Apesar de estarmos em lados distintos e o conhecer há apenas dois anos e meio, já tínhamos uma amizade e um respeito mútuo. Ano passado, inclusive, defendemos juntos o fim da dupla função de motoristas de ônibus. Este ano, estarei novamente apresentando o mesmo projeto e defendendo a categoria em nome dele”.

 

Ari Cardozo (PRB) afirmou que guardará para sempre boas lembranças vividas com Cristovam e que um dia espera reencontrá-lo em outro plano espiritual. “Deus não criou o homem para viver eternamente sobre a Terra, e sim para habitar com ele na Nova Jerusalém Celeste”, disse Ari.

 

“Cristovam foi tudo aquilo que disseram aqui hoje, durante essa Sessão. Um cara brincalhão, amigo, honesto e trabalhador. O Legislativo de Carapicuíba perdeu muito com seu falecimento”, concluiu Valdemar da Farmácia (PV).

 

Por fim, além de um minuto de silêncio efetuado em homenagem ao vereador, Guto Carapicuíba anunciou que o novo Centro de Eventos da Câmara também receberá o nome de Vereador Cristovam Braga.